SENOIDE volta!

Aproveitando o retorno à FONTE volto a assinar como SENOIDE.

Após dois anos de pausa, o grupo decidiu expandir sua abordagem para além da música contemporânea, retomando a história e suas adjacências. Mesmo que ora tratemos da cultura de massa será sob enfoque específico e contexto.

Como a maior parte do que escrevi foi desaparecendo em meio a upgrades inesperados e acidentes digitais, tenho que me reapresentar.

 

A SENOIDE surgiu como *programa de rádio* de música eletroacústica – inicialmente baseado no livro História e Estéticas do compositor e professor Flo Menezes –, realizado e apresentado como conclusão do curso de Rádio e TV na FAAP em junho de 1999. No projeto, seguiam-se dezenas de episódios que abordariam diversos gêneros da música eletrônica.

Em 2009, a SENOIDE estreou como coluna semanal no site deepbeep com a mesma proposta. Coincidentemente, exatos 20 anos depois, em junho de 2019, apresentei seminário no curso História da Música Eletroacústica ao próprio Flo Menezes, no estúdio PANaroma [clique] da Unesp.

 

Surgido como grupo em 2022, a FONTE é o site/evento especializado na música experimental que intersecta o design de som herdado do cinema para a pista e o pós-pista. A partir de 2025, cada integrante ou convidado tem liberdade para ampliar-se ao passado. Concluímos que, para melhor compreender a música atual, é essencial conhecer seu desenvolvimento histórico.

 

Várias matérias, artigos e entrevistas serão republicados, pois, na verdade, nada se perdeu.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *