ÁUDIO IMERSIVO _ O Futuro da Música

ÁUDIO IMERSIVO _ O Futuro da Música

por Alain Patrick

• Me lembro como se fosse hoje, com nitidez cristalina, da ocasiāo em que estive no evento da AES Brasil 2013, quando Jeff Levison da IOSONO palestrou sobre áudio imersivo para uma sala de fascinados ouvintes. Sabíamos que este universo representava a verdadeira revoluçāo perceptual do áudio, e que marcas tais quais Dolby Atmos, IOSONO, Aura 3D e Hamasaki 22.2 significavam uma experiência imersiva que serviria de base para transformar toda a indústria do som dali por diante. Afinal, o áudio imersivo proporciona uma experiência imersiva de realmente estar em uma espacialidade tridimensional, e nāo apenas a tradicional estereofonia. Além de paisagens sonoras estonteantes, era possível ter a sensaçāo real de objetos sonoros se movendo nos 360 graus em qualquer dimensāo da semi-esfera (considerando que há uma superfície abaixo dos nossos pés). A sensaçāo de amplitude era indescritível, e a própria percepçāo de som passava a ser outra.

Muitos anos após tive o privilégio de conhecer o André Zabeu, que trabalhou alguns anos na Dolby Atmos, e que se tornaria um grande amigo. Na época, o André me convidou para conhecer seu futuro estúdio ANZ, que seria inaugurado em meados de 2021, cerca de um pouco mais de um ano após. Foi um novo choque para mim finalmente conhecer de perto um estúdio especializado em áudio imersivo, e que contava com a tecnologia e o protocolo da Dolby Atmos, cuja reputaçāo era impecável. Nāo muito tempo após, me ocorreu a ideia de trazer com mais detalhes este universo para as ávidas mentes por arte e tecnologia, nāo por acaso leitoras da nossa tāo querida FONTE. Foi entāo que entrevistei em uma tarde os dois notáveis engenheiros de áudio Clement Zular e André Zabeu, cujo vídeo em breve estará neste site. Discutimos diversos temas interessantes, como o impacto desta tecnologia tanto nas pistas de dança quanto em outros segmentos, que abrangem um leque que vai do mundo dos videogames às instalaçōes audiovisuais, artes sonoras, e o cinema.

Esse é o sistema que apresentamos na inauguraçao da FONTE no dia 10 de Dezembro de 2022, no Galpāo Cru da Barra Funda/SP.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *