FONTE extra mixset _ Marco Andreol

FONTE EXTRA MIX _
Scintilla do Pós-Solstício / Caravana

por Marco Andreol

• Por que essa mistura tāo extemporânea num site que se propōe olhar ao futuro próximo? Fernando Pessoa me responde em dois poemas_

 

• A MÚMIA

  • I – Andei léguas de Sombra ›

Há um oásis no Incerto
e, como uma suspeita
de luz por nāo-há-frinchas,
passa uma caravana

• O GUARDADOR DE REBANHOS

  • II – O meu olhar é nítido como um Girassol ›

Tenho o costume de andar pelas estradas
olhando para a direita e para a esquerda,
de vez em quando olhando para trás
e o que vejo a cada momento
é aquilo que nunca antes eu tinha visto

 

➧ A palavra ‘scintilla’ vem do latim e manteve-se idêntica em italiano e inglês, todas soam como paroxítonas.
Antigamente termo amplo, significava uma ‘pequena porçāo’ de algo; com os séculos seu significado reduziu-se a fagulha ou faísca, por isso me remete aos primeiros raios de luz depois da total escuridāo, ou ao pós-solstício de inverno.
Há uma revista brasileira de Filosofia e Mística Medieval com esse nome; e também uma biblioteca de códigos para ediçāo e diagramaçāo da web.

Do mesmo modo, as eras se chocam neste mixset cuja música mais antiga tem quase 900 anos _até Arca, Oneohtrix Point Never, TCF ou Laurel Halo.
Nossa situaçāo política que se agravou em 2015 e agora parece estar a caminho da superaçāo compatibiliza com a jornada-narrativa do set, que vai do que se assemelha a um cântico de velório registrado por #GhédaliaTazartès – artista que buscou ser total oposiçāo ao comércio, passa pela monja-compositora da Idade Média #HildegardaVonBingen – uma das mulheres mais importantes de sua era, à vertigem apocalíptica de #KrzysztofPenderecki, e termina sob perspectiva celestial através de vozes orientais graves do Tibete e agudas da Índia. Cumpre, assim, um espectro completo no tempo-espaço.

• Obs. Todas as músicas nele presentes foram lançadas antes do golpe parlamentar de 2016.

 

 

1983_ Einstürzende Neubauten _ Herde _ (Zeichnungen Des Patienten O.T.) _ [SOME BIZARRE]

2013_ Karen Gwyer _ Judd Drums _ (Interpretations On F.C. Judd comp.) _ [PUBLIC INFORMATION]

1978 _ Brian Eno _ Quartz _ (Music For Films comp. 1) _ [POLYDOR]

1972 _ Popol Vuh _ Kyrie _ (Hosianna Mantra) _ [PILZ]

2014 _ Marsen Jules _ The Philosophers Trap _ (Pop Ambient 2014 comp.) _ [KOMPAKT]

1984 _ Cocteau Twins _ Otterley _ (Treasure) _ [4AD]

1974 _ The Cosmic Jokers _ Cosmic Joy [A] _ (The Cosmic Jokers) _ [KOSMISCHE MUSIK]

2015 _ FIS _ Frost Pocket _ (The Blue Quicksand Is Going Now) _ [LOOPY]

1991 _ Siouxsie & The Banshees _ Sea Of Light _ (Shadowtime EP) _ [WONDERLAND/POLYDOR]

2003 _ The Knife _ Copenhagen _ (Hannah Med H Soundtrack) _ [RABID]

2009 _ Ghédalia Tazartès _ Untitled 15 from Repas Froid _ (Repas Froid) _ [TANZPROCESZ]

1935 _ Olivier Messiaen _ La Nativité Du Seigneur – 3. Desseins Éternels

1978 _ Alvin Curran _ Canti Illuminati 1

2015 _ Mike Cooper _ Secret Mexican Beach _ (Fratello Mare) _ [ROOM40]

2015 _ Anna Caragnano & Donato Dozzy _ Parallelo _ (Sintetizzatrice) _ [SPECTRUM SPOOLS]

2014 _ Inga Copeland _ Fit 1 _ (Because I’m Worth It)

1986 _ Kukl _ The Homecoming (The Night) _ (Holidays In Europe – The Naughty Nought) _ [CRASS]

2014 _ Arca _ Failed _ (Xen) _ [MUTE]

1973_ Walter Wegmüller _ Die Sonne _ (Tarot) _ [DIE KOSMISCHEN KURIERE]

2012 _ Laurel Halo _ Carcass _ (Quarantine) _ [HYPERDUB]

2013 _ Pye Corner Audio _ End Of All Eras _ (Superstitious Century EP) _ [BOOMKAT]

1996 _ The Future Sound Of London _ Yage _ (Dead Cities) _ [VIRGIN]

2015 _ TCF _ iP+JYMBmXYCqrkbZfwDPge2B5Slss[…] _ (NLeZ7tnzzjTXBsMtD1OO0x[…]) _ [EKSTER]

2014 _ FaltyDL _ Greater Antilles (VIP) _ (///I\II\\\\ EP) _ [NINJA TUNE]

2011 _ Keith Fullerton Whitman _ Anzac 3 _ (Benefit For The Recovery In Japan compilation) _ [ANTIOPIC]

1972 _ The Taj-Mahal Travellers _ Between 6.20/6.46 P.M (Live At Sohgetsu Hall, Tokyo, July 15) _ [CBS]

2012 _ Shackleton _ Music For The Quiet Hour [part 2] _ [WOE TO THE SEPTIC HEART!]

1980 _ Terry Riley _ Across The Lake Of The Ancient World _ (Shri Camel) _ [CBS]

2003 _ Autechre _ tapr [excerpt] _ (draft 7.30) _ [WARP]

2011 _ Egyptrixx _ Start From The Beginning _ (Bible Eyes) _ [NIGHT SLUGS]

2014 _ Jeff Mills _ The Tear Drop Universe _ (Emerging Crystal Universe) _ [AXIS]

c. 1140 – c. 1180 _ Hildegard von Bingen [by Catherine Schroeder] _ Ave Generosa [Hymn]

1980 _ Jon Hassell & Brian Eno _ Chemistry _ (Fourth World Vol. 1 – Possible Musics) _ [POLYDOR]

1910 _ Sergei Rachmaninoff [Men’s Choir by Ilia Mihaylov] _ Tebe Poem [Liturgy Of St. John Chrysostom]

2013 _ Autechre _ irlite (get 0) _ (Exai) _ [WARP]

1987 _ Monks Of The Gyuto Monastery _ Guhyasamaja Tantra _ (Tibetan Tantric Choir) _ [WINDHAM HILL]

1992 _ Brian Eno _ Innocenti _ (The Shutov Assembly) _ [OPAL/WARNES BROS]

1973 _ Krzysztof Penderecki _ Canticum Canticorum Salomonis

1995 _ Moondog [with London Brass & The London Saxophonix] _ Invocation _ (Big Band) _ [TRIMBA]

1965 _ Maria Bethânia _ Carcará (Missa Agrária) [excerpt] [RCA]

2009 _ OPN _ The Trouble With Being Born _ (Scenes With Curved Objects EP) _ [UTMARKEN]

2015 _ TCF _ NlBMcWJtcWJSSkNhc2c2bC9sZGxy[…] _ (NLeZ7tnzzjTXBsMtD1OO0xPEZ[…]) _ [EKSTER]

1977 _ Cluster & Brian Eno _ Steinsame _ (Cluster & Eno) _ [SKY]

2015 _ Four Tet _ Evening Side _ (Morning/Evening) _ [TEXT]

2014 _ Simian Mobile Disco _ Fourteenth Principle _ (Moon Rock comp. vol. 01) _ [THRONE OF BLOOD]

 

 

* Fernando Pessoa, trechos
1) 1917
2) 1914 [Alberto Caeiro]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *